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Veja abaixo as noticias do Procon-JP referente a alguns dos serviços realizados no comercio; lojas e microempresas.

Procon-JP divulga Cadastro de Reclamações e registra 4.148 processos administrativos finalizados em 2024

Escrito Por: Evanice Gomes

Procon-JP divulga neste 15 de março (Dia Mundial do Consumidor) os processos administrativos finalizados através do Cadastro de Reclamações Fundamentadas referente a 2024 e que somaram 4.148. O documento, que considera os acordos celebrados sob a intermediação do Procon-JP e dos casos em que não houve o atendimento da demanda do consumidor, ficará disponível para consulta no site procon.joaõpessoa.pb.gov.br

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas é divulgado todo dia 15 de março pelos procons de todo País e faz par

te da programação de comemoração do Dia Mundial do Consumidor, festejado nessa data. O secretário Junior Pires esclarece que no documento está uma radiografia do atendimento realizado de 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano anterior. “Nesse caso, estamos divulgando o ano de 2024”.

O procon-JP registrou, no ano passado, um total de 12.168 demandas, que são classificadas por setor econômico: serviços financeiros (4.029); demais serviços (1.561); demais produtos (1.400); telecomunicações (1.041); produtos eletrodomésticos e eletrônicos (1.004); saúde (811); água, energia e gás (690); educação (634); produtos de telefonia e informática (480); transporte (181); alimentos (144); turismo (101); habitação (92) e loterias, apostas e promoções comerciais (0).

Integração nacional – Os dados das Fundamentadas são extraídos dos relatórios do Sistema Nacional ProConsumidor, que é vinculado ao Ministério da Justiça e é fundamental na integração nacional dos órgãos de defesa do consumidor. A ferramenta registra todos os atendimentos realizados, bem como os fluxos internos dos procedimentos na sede da Secretaria ou nos serviços volantes disponibilizados à população.

Perfil – Junior Pires salienta que o Cadastro é uma forma de se conhecer o perfil dos fornecedores reclamados junto ao Procon-JP, além de mostrar a política de resolutividade das empresas junto aos consumidores. “São informações que podem ser decisivas para o consumidor na hora de adquirir novos produtos ou contratar serviços. Ele traz quem é quem no mercado de consumo”.

O documento traz também o ranking das empresas mais demandadas e que passaram pelo processo de intermediação do Procon-JP através de sua Consultoria Jurídica. “São várias etapas até ser finalizado, se por acordo ou não“, pontua Junior Pires.

Ranking das 10 empresas mais reclamadas em 2024

EmpresaRanking
1. Bradesco470
2.  Itaú448
3.  Cagepa356
4. Tim Nordeste S/A296
5. Energisa da Paraíba287
6. Claro AS256
7. Magazine Luiza232
8. Telefônica Vivo228
9. Banco do Brasil205
10. Caixa Econômica Federal187

Cadastro Reclamação Fundamentada

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